Pensamento Político

Site do Laboratório de Pensamento Político – PEPOL/Unicamp

Érika Laurinda Amusquivar

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, mesma instituição na qual se graduou em em Ciência Política (2007) e Sociologia (2012), e desenvolveu o mestrado em Ciência Política. É também graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades de Campinas – FACAMP (2006), onde posteriormente lecionou as disciplinas de Teoria das Relações Internacionais, Análise de Política Externa e Temas Contemporâneos para o curso de Relações Internacionais. Ainda junto à FACAMP, foi membro do corpo editorial da Newsletter CERI-FACAMP (2010-2013), e adquiriu experiência como pesquisadora atuando na coordenação do grupo de pesquisa Observatório de Fenômenos Transnacionais nas Américas (OFTA) (2007-2013), desenvolvendo pesquisas na área de Segurança e Defesa Nacional, em parceria com a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – Monitoramento de Satélites. Foi Professora Substituta no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília entre março de 2016 e dezembro de 2017, onde ministrou as disciplinas de Introdução à Ciência Política e Teoria Política Moderna para os cursos de Gestão de Políticas Públicas e Relações Internacionais. Participa do Laboratório de Pensamento Político (PEPOL/Unicamp), coordenado pelos professores Alvaro Bianchi (Unicamp), André Kaysel (Unicamp) e Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos (Unesp). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre pensamento político, geopolítica, segurança e defesa e relações internacionais.

http://lattes.cnpq.br/0821619121340534

Artigos completos publicados em periódicos

AMUSQUIVAR, Érika L.. A legitimidade no Sistema Internacional e a problemática da ética no pós-Guerra Fria: uma análise comparativa entre Realismo, Idealismo e Racionalismo. Revista de Iniciação Científica da F.F.C., v. 14, p. 1-36, 2016.

Capítulos de livros publicados

PASSOS. R. D. F. dos ; AMUSQUIVAR, Érika L. . Rudolf Kjellen. In: Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos; Sabrina Areco. (Org.). Gramsci e seus contemporâneos. 1ed.Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2017, v. , p. 213-238.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

AMUSQUIVAR, Érika L.. A geopolítica nos Quaderni: as categorias espaciais no ritmo do pensamento de Gramsci. In: Colóquio Internacional Antonio Gramsci, 2017, Campinas. Colóquio Internacional Antonio Gramsci, 2017.

AMUSQUIVAR, Érika L.. Entre Moscou e Washington: cooperação militar na América Latina em disputa. In: ANPOCS, 2016, Caxambu. ANPOCS, 2016.

AMUSQUIVAR, Érika L.. Hegemonia, Imperialismo e Geopolítica: considerações sobre a análise do espaço em Gramsci e Lenin. In: VI Seminário Internacional Teoria Política do Socialismo: Lênin – 90 anos depois: política, filosofia e revolução, 2014, Marília. VI Seminário Internacional Teoria Política do Socialismo: Lênin – 90 anos depois: política, filosofia e revolução, 2014.

AMUSQUIVAR, Érika L.. A estratégia brasileira para o Conselho de Defesa Sul Americano na UNASUL. In: III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, 2013, Curitiba. III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, 2013.

AMUSQUIVAR, Érika L.. Economia Solidária no Mercosul: um balanço da cooperação e do desenvolvimento na América do Sul. In: 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2012, Gramado. 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2012.

AMUSQUIVAR, Érika L.. Perspectivas para a liderança política do Brasil no Conselho de Defesa Sul-Americano. In: Associação Latino Americana de Ciência Política, 2010, Buenos Aires. V Congresso Latino Americano de Ciência Política, 2010.

AMUSQUIVAR, Érika L.. Império militarista ou benevolente: O sistema de alianças da OTAn sob a ótica neoconservadora do Think Tank PNAC. In: II Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas, 2009, São Paulo. Anais do II Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa, 2009.