Disciplinas – segundo semestre de 2018 | Pensamento Político

Pensamento Político

Site do Laboratório de Pensamento Político – PEPOL/Unicamp

Disciplinas – segundo semestre de 2018

Relatamos abaixo um conjunto de disciplinas que serão ministradas por pesquisadores vinculados ao PEPOL no segundo semestre de 2018:

FFLCH-USP

FLP0421 – SEMINÁRIO DE LEITURA E PESQUISA DIRIGIDO EM CIÊNCIA POLÍTICA
Segunda-feira, 14h às 18h e terça-feira, 19h30 às 23h
Professoras Eunice Ostrensky e Daniela Mussi

O curso propõe uma dupla abordagem d’O Príncipe (1513), de Nicolau Maquiavel, encarando-o como obra ao mesmo tempo (i) retórica e (ii) ideológica. Quanto ao primeiro aspecto, o curso explorará as estratégias discursivas mobilizadas pelo autor para se dirigir a seu leitor imaginado, bem como seu endosso ou recusa de algumas convenções intelectuais de seu tempo. Em relação ao aspecto ideológico da obra, o curso enfoca sua recepção em quatro vertentes interpretativas d’O Príncipe dos séculos XX e XXI: o “Príncipe moderno” de Antonio Gramsci; o “professor do mal” de Leo Strauss; o Príncipe “neorrepublicano”, de Quentin Skinner e Philip Pettit; e o Príncipe “populista”, de John McCormick. A dupla abordagem (retórica e ideológica) de estudo e discussão do pensamento de Maquiavel foi pensada para promover uma experiência intelectual e didática compartilhada pelas duas docentes ao longo de todo o curso, e que possa embasar atividades didáticas de futuras docentes. O curso está publicado no moodle/usp e será atualizado nesta plataforma.

IFCH-Unicamp

HZ245 B – TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA XVII (PENSAMENTO POLÍTICO DE ANTONIO GRAMSCI)
Quinta-feira, 19h às 23h.
Professor Alvaro Bianchi

O objetivo deste curso é apresentar o pensamento político de Antonio Gramsci por meio do estudo de seus Cadernos do cárcere. O curso procurará reconstruir a intrincada trama conceitual inscrita nesses textos, por meio da exposição do ritmo de sua produção, recorrendo às interpretações filológicas mais recentes. Metodologicamente o curso destacará a identidade entre Filosofia, História e Política e os impactos dessa identidade para a filosofia da práxis.

HZ447 – TRADIÇÕES DO PENSAMENTO POLÍTICO (POLÍTICA IV)
Terça-feira, 19h às 23h e quinta-feira, 8h às 12h
Professor André Kaysel

O objetivo do curso é apresentar as ideias de soberania, liberdade e igualdade em diversas tradições do pensamento político. Por meio de autores modernos e contemporâneos serão discutidas mudanças e rupturas no léxico do pensamento político.

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

LEITURAS CONTEMPORÂNEAS (ANTONIO GRAMSCI)
Quarta-feira, 14h às 18h
Professora Sabrina Areco

O projeto de ensino Leituras contemporâneas: Antonio Gramsci tem como objetivo introduzir aos alunos o pensamento de A. Gramsci, em especial os Cadernos do cárcere, tratando de seus principais conceitos e o desenvolvimento de sua reflexão a partir da crítica especializada mais contemporânea. Neste primeiro momento, a proposta é abordar os Cadernos 11 e 12 tendo como eixos centrais das discussões as elaborações de Gramsci acerca: a) dos intelectuais, b) das relações entre filosofia, senso comum e filosofia da praxis e c) da história dos grupos subalternos, tal como articulados nos Cadernos 11 e 12. Pretende-se também explorar as formas de utilização dos conceitos na análise de questões contemporâneas e locais.

Os programas destas disciplinas, além de outras oferecidas por integrantes do PEPOL, podem ser consultadas neste link.

Comments are currently closed.